Estudos


Agar
Rejeitada mas não abandonada.

Agar, uma serva egípcia, foi adquirida por Sarai e Abraão quando, junto com Ló, mudaram-se de Canaã para o Egito a fim de escapar da fome. No antigo Oriente Próximo, a relação entre uma serva e a esposa do patrão consistia em honra, obediência e lealdade. No entanto, Agar perdeu todos os seus direitos pessoais, ficando totalmente sujeita aos desejos de Sarai. Como Sarai era estéril, Agar podia entrar como mãe substituta, o que era perfeitamente legal, apesar de ser uma clara violação da lei de Deus (veja Gn 2.24) é uma evidência da falta de fé de Abraão e sarai.
Com a gravidez, Agar passou por radicais mudanças, físicas e emocionais. Sarai reagiu ao orgulho e a autovalorização de Agar com acusações vingativas, contra seu marido, que insistia em que Sarai assumisse todas as responsabilidades por sua empregada. Por causa dos maus tratos de Sarai, Agar fugiu. Deus revelou-se a esta escrava fugitiva (Gn 16.13).
Com sua doce graça, Deus veio de encontro as suas necessidades imediata e permitiu que Agar experimentasse a sua presença.
O legado de Agar constituiu um pungente testemunho para o crescente número de mulheres
Sem recursos e desfavorecidas de hoje. Elas não estão fora dos cuidados atento de Deus sob nenhuma circunstância. Da mesma forma com Deus providenciou o que Agar necessitava, proverá aquilo que cada mulher precisa. Duas vezes o anjo do Senhor veio atendê-la (Gn21. 20). Ao longo da vida Agar experimentou o preconceito como estrangeira a miséria e o abuso de serva, o sofrimento e o abandono como mãe solteira e o desespero em duas ocasiões, quando enfrentou a morte iminente.Apesar de todas as dificuldades, Agar deu ouvido a Deus quando ele se dirigiu a ela. Não obteve ajuda de Abraão e de Sara; sua vida não foi fácil, mas Deus a recompensou.
Agar encontrou refugio e vida em Deus.



Atributos de Deus.
Ele é eterno!

Deus não tem inicio nem fim. Ele é único. Ele existiu antes do tempo da criação (Sl 90.2). Tudo que é relacionado a Deus é “sempre” (Sl 102.12). Ele não teve juventude, não tem idade e jamais será idoso (Hb 1.10-12).“eternidade” não é o mesmo que “longa duração”, pois esta sugere um inicio e pressupõe uma relação entre o tempo e eternidade. O tempo habita dentro de Deus. Ele gera, afeta e controla, mas o tempo não tem poder sobre Deus (Sl 90.4-6). Os atributos de Deus alimentam-se de sua eternidade. Como a eternidade não tem fim nem se desgasta, o mesmo ocorre com seus atributos (Is 40.25-28).Deus diz que seu amor é “eterno” (Jr 31.3). A eternidade é assinatura de Deus - é quem ele é (Is 63. 16). Seu nome é “ eu sou” expressa claramente sua existência incondicional e independente e abrange  a idéia de sua presença continua (Ex 3.14),porque ele simplesmente “é”. Ao contrário de suas criaturas limitadas pelo tempo e com vida breve e passageira, o criador é eterno tudo que existe depende dele (Cl 1.15-17).